segunda-feira, 8 de agosto de 2011

7 ago - Saída de campo

Hoje foi um dos dias mais tristes da viagem. Acordamos cedo para fechar as mochilas, tomar café da manhã e desmontar as barracas. Infelizmente o Jamboree realmente chegou ao fim.

Nem o tempo colaborou. Acordamos com uma chuva forte que amenizava por um tempo e logo em seguida voltava a ser forte. Quase nos atrasamos para o ônibus, mas no fim tudo deu certo.

No aeroporto, as atendentes não podiam ser mais grossas, gritando e xingando todos e nósjá estávamos em cima do laço. Mas o vôo até Frankfurt foi tranquilo.

No aeroporto de Frankfurt, o tempo de espera foi longo, pois chegamos às 16h, e a conexão sairia apenas às 22h. E então tivemos mais um momento de despedida, pois eu encerro minha viagem escoteira por aqui e vou rumo a um novo destino.

Caso alguém precise, os vôos de retorno do pessoal são esses:

SK 675 07AUG COPENHAGEM/FRANKFURT 14:50/16:20
JJ8069 07AUG FRANKFURT/RIO 22:40/06:09

JJ3411 08AUG RIO/POA 10:02/12:05

Muito obrigado por terem acompanhado este blog e terem dividido conosco essa experiência inesquecível!

SAPS

7 ago - Saída de campo

Caso alguém precise, os vôos de retorno do pessoal são esses:

SK 675 07AUG COPENHAGEM/FRANKFURT 14:50/16:20
JJ8069 07AUG FRANKFURT/RIO 22:40/06:09

JJ3411 08AUG RIO/POA 10:02/12:05

SAPS

6 ago - Encerramento

E o Jamboree está infelizmente chegando ao fim. Apesar da programação ser livre, o desmonte do campo gerou muito trabalho.

Liberamos o pessoal durante a manhã para fazer suas últimas trocas, compras e visitas.

À tarde começou o trabalho duro. Desmontar toldo, devolver mesas, fogareiros, gás, panelas, potes, tapar buracos e fechar mochilas.

Após uma despedida com lágrimas e fotografias, nos dirigimos para a cerimônia de encerramento.

Entre as apresentações musicais, contamos com a presença do rei da Suécia, que também é escoteiro e interagiu com o público, apresentando o que para nós seria uma palma, bastante divertida.

Finalizando com fogos de artifício e o hino do jamboree, o acampamento foi oficialmente encerrado. Nem a chuva foi capaz de abaixar o ânimo dos mais de 40 mil escoteiros presentes na cerimônia. Desta vez, o público foi posicionado ao redor de todo o palco, ficando bem no centro dos fogos de artifício. Foi um momento inesquecível.

5 ago - Quest

Este foi o módulo mais ativo de toda a atividade. O Quest foi dividido em 4 "mundos" com desafios diferentes em cada um deles. A maioria envolvia o trabalho em equipe, atividade que foi muito bem desenvolvida pela patrulha.

Depois de duas horas livres, chegou o tradicional encontro lusófono para os países que falam língua portuguesa (caso alguém não saiba o que é lusofonia).

Após uma missa opcional para os católicos, foi tirada a foto da delegação brasileira e do Guia Lopes. Em seguida começaram as apresentações de cada país. O Brasil foi mais uma vez representado pelo G.E. Caramuru, de São Paulo.

4 ago - Festival Cultural

O Festival Cultural é sempre uma das atividades mais interessantes de um Jamboree. Cada tropa se organiza para preparar alguma comida tradicional de seu país, decora seu campo e faz o que mais for necessário para a representação.

Enquanto alguns ficam no campo recebendo e conversando com o pessoal, os outros passam pelos campos das tropas e experimentam o que eles tem para oferecer. Nossa tropa prepararou carreteiro, feijoada e chimarrão.

Os pratos oferecidos nos outros campos foram muito variados... De takoyaki feito com atum (Japão) até chá com leite (Inglaterra).

Mas o dia não terminou por aqui. À noite, foi preparado um show com diversos convidados musicais para todo o Jamboree, inclusive com a presença de alguns dos grupo que hospedaram as patrulhas que foram para o Hike in Camp.

3 ago - Earth

A atividade do dia de hoje foi o módulo Earth. Foi dividido em quatro partes: vento, água, solo e oxigênio. A maioria das atividades foram práticas, com foco na sustentabilidade.

Apesar do sol forte, o pessoal pareceu aproveitar bastante. Principalmente o módulo água, cujo objetivo era cavar os percursos de água em um recipiente cheio de areia, protegendo sua cidade e impedindo que os tóxicos da fábrica (representados por um líquido azul) contaminassem o rio.

À tarde, mais tempo livre para cada um escolher a sua atividade, com destaque para a área de trocas, agora apelidada de mercado negro.

O jantar desta noite foi especial, com batatas fritas, bife de hamburguer e arroz. A sobremesa foi uma receita local: Swedish Donuts.

sábado, 6 de agosto de 2011

2 de ago - People

Hoje foi um dia de grande honra para nós, pois fomos convidados a fazer o hasteamento das bandeiras oficiais do Jamboree. Eu pelo menos não me lembro de outro momento em que uma tropa brasileira, quanto mais uma tropa gaúcha, foi convidada para este momento. Por isso, acordamos cedo e nos juntamos com tropas americanas, inglesas e italianas para hastear as 172 bandeiras do jamboree.

A atividade da manhã e do início da tarde foi o módulo people. Nesta atividade participamos de algumas bases de relexão e outras um pouco mais ativas, finalizadas por um mini show com sketches executados pelos staffs.

Após o people, cada um foi à atividade que mais se interessava, seja ela a atividade de trocas, o faiths and beliefs ou a visita aos stands de contingente.